Marinheiros de primeira construção

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Editando: A polêmica das torneiras gourmet e demais torneiras importadas...


Boa noite povo lindo!!

Depois do meu post anterior, resolvi criar este para falar sobre a polêmica das torneiras importadas em especial as torneiras gourmet no que se refere ao problema de pressão da água proveniente das caixas d'agua.

Bom, no meu post anterior em que mostrei as torneiras que comprei no PY, as minhas vizinhas (e agradeço muito elas por isso, pois só assim fui pesquisar, além do que me senti alertada, pois eu de fato nem sonhava que tivesse qualquer diferença entre as torneiras importadas para as nacionais) me alertaram quanto a questão da pressão de água que nestas torneiras chega muito mais baixa do que as torneiras nacionais.

Pelo que entendi e depois pesquisei, essas torneiras importadas são fabricadas para países como EUA, China e os da Europa, cujo o sistema é de esgoto e tem grande pressão (as da setga que comprei no PY são fabricadas na Espanha).

Quero deixar bem claro que sou leiga e estou falando como tal, por isso podem ficar a vontade para me corrigir, rsrs.

Prosseguindo, mencionaram no post que para que estas torneiras funcionem bem a caixa d'água deve estar o mais alto possível do ponto em que a torneira será instalada (no mínimo 7 metros) e que dessa forma elas são perfeitas para que mora em prédio/apartamento.

Confesso que quando li os comentários entrei em desespero...rsrs, mas depois respirei fundo e fui pesquisar a respeito e daí que achei algumas alternativas que vou passar a descrever, ok? Vamos lá.

Ah, aqui vou fazer um adendo, esse problema da pressão também pode ser enfrentado por quem quer utilizar aqueles aquecedores embutidos nos armários, que aliás também é o meu caso.

Em minhas pesquisas encontrei duas três alternativas relativamente simples, porém uma mais cara e as outras bem mais baratinhas, são elas:

1 - Válvula de retenção (sistema barato)

Foi o sistema utilizado na minha obra e o responsável pela edição da minha postagem. Estive conversando com meu pedreiro hoje pela manhã e ele me disse que o que ele instalou na minha obra é um pouco diferente do sistema da válvula transferidora de pressão e segundo ele mais eficiente, pois a água da caixa não fica parada como nos outros sistemas (válvula transferidora e pressurizador).

Achei esta imagem na internet no seguinte endereço http://mndti.com/view/1176-torneira-gourmet-monocomando-pouca-pressao. Neste site tem também um vídeo e lá nos comentários um leitor fez uma importante ponderação quanto ao cuidado de instalar este sistema de modo a evitar que a caixa devolva a água para rua.

 
OBS constante do site, cujo link encontra-se acima: conforme observado pelo George Gilson, por segurança e para o sistema ficar 100% e não deixar a água retornar para a companhia de sanamento, use uma segunda válvula de retenção no cano azul por cima da caixa d'água.
 
Como disse, esta deve ser muito bem instalada para que a caixa não  devolva a água que nela contém para a rua, salvo engano ela deve ser instalada no alto, algo assim, rsrs (assim que eu puder e se der quero ver se peço pra ele se tem como eu fotografar e mostrar pra vocês como é).
 
Outra coisa que ele me disse é que ele colocou duas válvulas para alimentar 6 saídas, ou seja, são várias saídas para que não fique por exemplo a mesma saída para chuveiro e descargas, que dá aquele efeito de deu descarga, diminui a água do chuveiro.
 
Desculpem se a minha edição não ficou bem feita, mas é que remendo no que já está pronto, sabem como é né, rsrs, mas acho que deu pra entender a essência, hehe.
 
2 - Válvula transferidora de pressão (sistema barato)

A válvula transferidora de pressão transfere a pressão da rua para os pontos os quais a mesma está instalada, e não utiliza energia elétrica. A partir desta transferência haverá um aumento de pressão nos chuveiros e torneiras (descrição encontrada no site de uma marca conhecida desta válvula: censi.com.br)

OBS IMPORTANTE: Não instale a válvula transferidora de pressão em rede que possua sistema de aquecimento solar.

Esse sistema é instalado exatamente como na imagem, mas para isso a caixa primeiro tem de ser esvaziada, tem vídeos na internet explicando certinho como instalá-la.

Achei bem inteligente o sistema dela. Como explicado acima ela transfere a pressão da água da rua para a sua casa, ou seja, na prática é como se você estivesse utilizando a água da rua tão somente, pois que ela só vai liberar a água da caixa para utilização quando o registro for desligado ou quando efetivamente faltar água da rua.

Recomenda-se dessa forma, para que a água da caixa não fique muito tempo parada, que de vez em quando desligue-se o registro e seja utilizada a água da caixa e nesse caso a pressão obviamente será diminuída.

3 - Bomba pressurizadora (custa mais elevado)

Esta bomba é elétrica e pode ser instalada ou na saída da caixa d'água ou no local que se pretenda ter mais pressão, o custo médio dela é entre R$500,00 a R$700,00, depende da "força"/modelo, etc. dela, rsrs...

Esse é um dos modelos e marcas disponíveis no mercado, existem vários tipos.
3 - Outras soluções alternativas que li por aí

Vi o pessoal comentando no blog construindo um castelinho (ela fez um post falando da sua experiência ruim com as torneiras), o que em parte se deu também porque o pedreiro dela fez caquinha deixando uma única saída da caixa para abastecer tudo na casa (o que prejudica bastante a pressão). Enfim, o pessoal estava comentando duas situações: a) tirar um borrachinha interna das torneiras importadas, já que elas tem um sistema interno para diminuir a pressão que como expliquei antes, nos países de origem é muito grande; b) levar elas numa tornearia e aumentar o "buraco" interno, o que também melhora a situação... 

Para finalizar vocês devem estar se perguntando o que eu fiz com todas essas informações. Eu mais do que imediatamente hoje de manhã liguei para meu pedreiro achando que ia contar alguma novidade pra ele e felizmente quebrei a cara, rsrs...

Ah detalhe bem importante, para não prejudicar ainda mais a pressão da água, recomenda-se que a saída de água que abastece as torneiras e chuveiros não seja a mesma das descargas, até porque se for a mesma não dá pra instalar o pressurizador.

Vou relatar mais ou menos o diálogo:

Eu: "Fulano" como ficou a caixa d'água na minha casa, ficou somente um ponto  para tudo (descargas, torneiras e chuveiros)?

Pedreiro: Eliane, não. Você não terá problema de pressão.

Eu: mas, vc nem sabe o que eu vou te perguntar.

Pedreiro: sei sim. Eu não te mostrei, mas nós instalamos um sistema lá que utiliza água da rua, blá, blá, blá...

Minha cara:

KKKKKKKKKKKK, nem preciso dizer que ele ganhou um estrelinha a mais né... estou bem assessorada viu.

Ainda não conversei pessoalmente com ele pra confirmar se trata-se exatamente do sistema da válvula, mas provavelmente pelo que ele falou.

De quebra ele ainda me disse ao telefone que já está acostumado a instalar essas toneiras do PY (aqui na minha cidade a maioria vai lá na setga comprar) e que não tem dado problema com relação à pressão, ele disse que claro que ainda sim não é aquela pressão absurda, mas nada que prejudique o funcionamento das torneiras.

E se quiserem entender e até assistir um vídeo na internê para constatar a diferença entre o antes e depois da instalação da válvula, recomendo um blog que conheci ontem que esclarece bem isso, chama-se Meu casebre, segue o link: http://www.meucasebre.com.br/reforma/instalacao-valvula-de-pressao/

Agora, só me resta aguardar a instalação das minhas torneiras pra poder relatar pra vocês a minha experiência na prática.

É isso galera, espero ter de alguma forma ajudado. Por favor não deixem de dar um oizinho, rsrs...

Beijos!!

25 comentários:

  1. oi Eliane, comprei as minhas na setga também, só naõ comentei no blog porque faltou dois porta toalhas e qdo liguei para pedirem pra rever na flmagem, pois parece que filmaram disseram que so veriam comigo se eu fosse lá. Como se moro mais de 100 km dali? as minha funcionam perfeitamente, comprei numa outra loja outra torneira que achei muto linda,
    e também ficou perfeita. Por não me atenderem perderam uma grande propaganda que poderia ter feito no meu blog. A iluminação comprei toda na MDL, mundo das lampadas, gostei tanto que quase fiz um post também, Por sorte não fui apressada, depois que instalei minhas placas de led aqui no uma estragou no dia seguinte . Eles falaram que qualquer coisa que a gente precisasse era só ligar, Liguei pra um lado e ouro, mandei email e simplesmente dizem que não podem enviar. AQui só exite placa menor e os reatores não servem pra ela, Agora no fim do mes meu filho vai pra foz numa viagem da faculdade e vai fugir lá pra buscar o reator pra mim.Outro que perdeu a propaganda.

    respondi assim seu comentario no meu post!
    Oi Eliane, vc me deu ótimas sugestões, muito obrigada querida!
    Não sei porque mas estou bloqueada com esta parede, rs
    A coifa da fischer custava cerca de 980 ha quase um ano qdo comprei em novembro
    passado e a da brastemp gourmet estava cerca de 2550. Uma bela diferença!

    bju grande, ótimo findi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Maria!

      Nossa a diferença de preço entre as coifas realmente absurda, vou procurar uma igual a sua pra comprar, porque achei linda e com preço justo.
      Quanto à Setga eu gostei do atendimento deles, mas tive um probleminha de falta de orientação da vendedora, acho que ela não se tocou que eu estava comprando torneira para três banheiros, porque eu acabei escolhendo uma torneira de cozinha como se fosse de banheiro e só fui perceber em casa, porque eu fui colocar ela perto da cuba e vi que não ia dar certo, daí fui olhar na nota e vi que era de cozinha, Kkkk! Vergonha alheia, mas é que o designer dela era todo reto, eu não podia imaginar, o que aconteceu é q como comprei uma cuba de colocar as torneiras saindo de trás dela essa torneira ficou com a alavanquinha de abre fecha bem abaixo da altura da cuba, foi aí que eu estranhei, caso contrário eu a instalaria inocentemente no banheiro, kkk. Enfim, entrei em contato com eles por whatzap e realmente tem que ir lá com a nota e o produto em sua caixa pra fazer a troca, esse é o procedimento padrão das lonas no Py (na realidade, eles normalmente não se preocupam muito em agradar cliente, já que normalmente estão com as lojas entupidas, que não é o caso nesse momento, já que PY está deserto). Porém, no meu caso isso não será um grande problema, já que terei que voltar para buscar mais iluminação, daí já faço a troca. Quanto à MDL, dizem que muito boa, mas o preço é bem salgadinho na verdade, vou dar uma passada lá, mas acho que não vai dar pra mim...rsrs
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi eliane tudo bem?

    Olha eu só te alertei sobre o assunto pra ti ver se estava tudo correto na tua casa pra ti não ter problemas, não quis te chatear hein rsrsrs
    Como comentei antes comprei uma torneira nova da docol que chegou hoje ainda não foi instalada, quero ver se amanha meu marido instala pra ver se funciona melhor que a outra.
    Na realidade eu tinha q trocar a gourmet de qualquer jeito pq com uns 2 meses de uso estragou o chuveirinho também então não valia a pena continuar com ela.
    Gostei das dicas vou mostrar pro meu marido pra ver se da pra usar essa valvula transferidora de pressão, porque pressurizador eu ja tenho.
    E que legal que o teu pedreiro é bem esclarecido sobre isso, tomara que a tua torneira funcione bem sem problemas, eu fiquei chocada quando me mudei e não tinha água em casa, até hoje isso é um problema q espero q se resolva logo. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana! Como disse no post, te agradeço imensamente por isso, continue assim, pois essa sua postura me ajudou e com certeza vai ajudar mais gente, pois eu poderia estar mal assessorada em relação ao pedreiro. Agora, se vai realmente dar certo só vou descobrir com o término da obra e daí volto contar pra vocês. Espero realmente que você consiga resolver seu problema, quanto ao pressurizador, VC já tinha mencionado que o seu estragou, mas me diga, quando funcionava, era bom? Vi um vídeo do YouTube do antes e depois dele e ual!! Rsrs.
      Seu comentário tinha ficado em duplicidade, por isso exclui um, OK? Beijos e obrigada novamente!

      Excluir
    2. O pressurizador da komeco funcionou muito bem em todas as torneiras e chuveiros aqui em casa, menos na gourmet, a pressão nela ficou bem fraca e por isso não consigo usar a agua quente.
      Há mais ou menos umas 3 semanas ele começou com problema por exemplo eu ligo a torneira sai bem pouca água e so depois entra o pressurizador, antes qdo ligava uma torneira ja saia bastante agua.
      Aqui em casa o pressurizador esta ligado na casa toda e liga toda hora mas durou muito pouco tempo sem estragar uso ele há um ano e meio e de acordo com o encanador esse é um dos melhores paguei 600 reais por ele.
      Depois tu conta como ficou as tuas torneiras.bjs

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Oi Eliane!
    Que ótimo esse seu post!
    Como eu disse antes,eu tenho muita vontade de ter um torneira dessas, (apesar do meu marido dizer que "NÃÃÃÃÕOOO" kkkkkkk).
    Será que as nacionais também tem esse problema com a pressão da água?
    E será que se só instalarmos a caixa na altura certa resolve o problema?
    Ai meu Deus! eu e minhas dúvidas... mas seu post já foi bem esclarecedor rsrsrs. Muito obrigada pelas informações.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mili!!

      Olha pelo que li, as torneiras nacionais já tem o orifício mais largo, então em questão da pressão creio que não teria esse problema e também acho que se vc quer ter uma dessas compre, até porque tem modelos nacionais com preço bem atrativo (dá uma espiada no blog a casa da Pri, ela comprou uma nacional bem bonita e com preço bem legal).
      Quanto à caixa funciona assim: quanto mais alta melhor, mas pelo que vi mesmo numa casa de dois pisos pode dar problema no piso superior porque em relação às torneiras desse patamar a caixa não estará tão alta. Mas, veja bem o pior problema mesmo são as torneiras gourmet, então em tese elas funcionariam bem com a caixa bem elevada (mínimo de 7 metros). Pelo que percebo, as de banheiro não apresentam tanto problema. Não vejo a hora de ter as minhas instaladas pra poder vir dar um parecer pra vocês, como minha casa é térrea a minha caixa deve ter aproximadamente uns 4 metros de altura, talvez um pouco mais...

      Beijos!

      Excluir
    2. Só pra constar rsrsrsrs as torneiras do banheiro também dão problema tipo assim na torneira gourmet sai um risco d´'água e na torneira do banheiro sai dois riscos dágua rsrsrsrs só rindo, isso aqui em casa né, mas com o pressurizador a torneira dos banheiros fica com bastante água, oque dá mais raiva é que na rua a água tem uma pressão danada! bjs

      Excluir
  5. Só faltou você comentar sobre o mais importante, mas infelizmente, no nosso país, pouco valorizado, projeto de instalações hidráulicas feito por profissional especializado (no caso o Engenheiro Civil)!!! Neste projeto é possível dimensionar todo o sistema hidráulico e sanitário da residência, onde serão calculados os diâmetros da tubulação (água, esgoto, águas pluviais) assim como a altura da caixa d'água. Consequentemente evitando esse tipo d contratempo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Eliane, como vai?
    Não pude deixar de comentar esse seu post que é muito pertinente e de utilidade publica. Eu tive problemas com essas torneiras porém em situações bem mais desagraveis que apenas comprar a torneira para casa. Aqui em casa temos um site e vendemos produtos diversos, inclusive uma delas são torneiras, torneiras importadas Monocomando, importei mais de 20 na primeira importação coloquei para vender, adivinha? as 10 vendidas em 1 semana foram devolvidas 7 por conta de pressão, só dei conta quando troquei para uma cliente 3x a mesma torneira e o problema não resolvia, parei imediatamente de vender e só depois de entender a razão coloquei pra vender explicando que só podia comprar quem tinha uma queda dagua maior que 7 metros, alguns resolveram colocando presurizador, outros clientes que eu fiz um pos venda me disse que a tubulação oriunda da caixa dagua era com tubos de 32mm ou 40mm não tiveram problemas, agora as pessoas que falaram que a tubulação era de 25mm não teve jeito, tive que devolver o dinheiro e pegar as torneiras de volta, acabei trocando todas por outras coisas...mas é um detalhe muito importante e vc abordou corretamente.

    Um grande Abraço
    http://construindononewville.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Eliane, nossa eu nem tinha pensado nisso!! E conversando com meu marido sobre seu post, ele achou bem interessante este sistema, já que a água que vem da caixa normalmente não tem pressão, principalmente no chuveiro,agora estamos vendo alguns vídeos no YouTube para ficar mais por dentro do assunto e ver o passo a passo, obrigada pelas dicas , recebeu meu email?? Rsss bjos http://maosaobraconstrucao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lúcia!

      Respondi seu comentário lá no seu blog, ok?

      Beijos!

      Excluir
  8. Isso significa que morando no último andar do apartamento terei mais um "pobrema" pra quebrar a cabeça kkkkkkkk

    Bjs

    http://meuprimeiroapezito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Acho linda essa toneira!!! e quero uma para mim, só que as nacionais o custo é um absurdo e as importadas são bem mais baratas.
    Adorei suas compras!!! De uma olhadinha na minha obra. bjs

    ResponderExcluir
  10. Otimo post! um assunto muito pertinente!
    Antes de começar minha obra o empreiteiro me pediu para não comprar tormeiras importadas e me relatou alguns casos que não deram certo. Por outro lado uma prima colocou e aparentemente não teve problemas...
    Boa sorte com a obra!
    bjs
    http://tijolinho-a-vista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. OI Eliane. Adorei seu blog!!! O mais legal é que vc mostra tudo mesmo e, pra mim, que estou começando agora ajuda bastante!!!
    Vou vir te visitar sempre!
    bjs


    http://casatrabalhovida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Eliane
    A minha torneira gourmet foi fabricada aqui e apesar de sair uma quantidade OK de agua, nao se compara com as outras comuns e olha que a minha caixa dagua esta a 7m de altura e bem longe de onde fica a cozinha.
    Mesmo assim, eu nao me arrependi de ter comprado.
    Beijos
    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ola !comprei tres torneiras dessas pois comprei la na california mesmo, agora que vim saber desse detalhe , mas como vou fazer pois vou colocar placa solar la em casa e nao tenho ideia de como vou fazer por causa da pressao , alguem pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas! Comprei um misturador cozinha gourmet, e acabei de conferir para ver se teria esse problema, mas felizmente não tive!

    ResponderExcluir
  15. Ajudou muito troquei por uma torneira alta cozinha e não tive mais problemas

    ResponderExcluir
  16. Tive o mesmo problema com uma torneira flexível que comprei de silicone, para resolver o problema retirei uma borracha de dentro do cano parece uma mangueira, melhorou muito a vazão da água.

    ResponderExcluir
  17. Eu comprei a minha no Aliexpress, com fornecedor aqui no Brasil, chegou em uma semana e pela metade do preço com frete grátis.
    Vou deixar o link para quem quiser, vale a pena.
    http://bit.ly/TORNEIRAS360GRAUS

    ResponderExcluir