Marinheiros de primeira construção

sábado, 6 de junho de 2015

Devagar é que se anda: marcação e bate-estaca


Bom dia pessoas!

Desculpem a longa ausência, mas é que as coisas estavam meio lentas, aliás, muitooooooooooooo lentas, além de ter acontecido algumas coisas na vida pessoal que me deixaram meio chateada, mas já passou.

Bom, o fato é que faz um mês que meu pedreiro veio para o meu lote com os ferros, cavaletes, madeiras e montou a casinha (vide post de 07/05/15), porém até agora foi feita a marcação e hoje exatamente hoje estamos ainda no dito bate-estaca que é um negócio muito trabalhoso, bem primitivo mesmo.

Quando se falava em bate-estaca eu imaginava algo moderno, sei lá porquê, mas de modernidade não tem nada...rsrs

A demora se deu por vários fatores, primeiro, deu problema num muro faraônico que  meu pedreiro fez num imóvel dele (desbarrancou) e ele ficou mais de uma semana lá pra arrumar, depois choveu quase que uma semana toda, mais precisamente até quinta-feira. Na sexta dia 29/05/15, mesma semana da chuvarada veio o pessoal da cidade vizinha pra fazer o bate-estaca, porém no sábado que nem previsão de chuva tinha, amanheceu com um chuvisco e o sol não veio, aí no domingo os peão foram embora e deixaram a máquina no meu lote, na segunda 01/06, o sol não deu as caras, aí na terça e quarta o solzão apareceu, mas os funcionários não vieram, só vieram na sexta (04/06) e vão tocar direto, vão trabalhar esse domingo pra aproveitar o sol e terminar, porque esse tempo não se sabe.

Enfim, pra vcs terem uma ideia de como é o dito cujo, ao menos em parte.




Como vcs puderam ver no vídeo 1 - aquele cilindro maciço faz o buraco até achar o solo firme; 2 - depois é inserido no buraco um cilindro oco e dentro dele é colocado um outro cilindro oco só que com um buraco no meio e mais fino (tipo o buraco de uma agulha); 3- Após, esse segundo cilindro oco ajuda a socar dentro do buraco o cilindro maior, também oco; 4 - Aí começa a parte mais demorada, esse cilindro com buraco no meio é socado várias vezes pois ele é que retira todo o barro de dentro do buraco, e tem muito barro; 5 - Retirado o barro começa a colocar concreto dentro e o cilindro entra em cena novamente, ele soca o concreto pra dentro ao mesmo tempo que vai retirando o cilindro oco pra fora (é como uma camisa). Sei que no meu terreno tem em torno de 47 buracos, os quais estão ficando entre 4,5 a 8 metros, conforme o bate-estaca acha o chão firme, cada buraco em média demora cerca de 45 minutos a 1 hora, por isso num dia conseguem fazer de 10 a 12 buracos, é um método muito primitivo mesmo.

Aqui tenho que fazer um adendo, não confundam com a rotativa que é uma máquina que faz os buracos em solo firme que não é o caso do meu terreno (esclareço porque não deixei claro e vi que gerou dúvida nas leitoras, rsrs). A rotativa é bem rápida e também não é necessário concretar no mesmo dia.

No meu caso, se eu fosse tentar fazer a fundação com a rotativa, iria brotar água do meu terreno, não há como fazer com a rotativa, inclusive, apesar de bem primitivo, o bate-estaca custa quase o quádruplo da rotativa.

Para que não haja dúvida achei esse quadro comparativo para que entendam melhor: A broca ali descrita (solo firme) é a rotativa, já a do meu lote é a tipo strauss (pesquisei no google pra descobrir certinho) que é a indicada para solos pouco firmes que é o meu caso. Vejam abaixo:



Em engenharia estrutural, a estaca Strauss é um tipo de fundação que se caracteriza por ser moldada no local após perfuração do solo. Estas estacas foram desenvolvidas com o objetivo de substituir as estacas pré-moldadas que produzem forte vibração e ruído ao serem cravadas no solo.1 Na Europa e Estados Unidos, a estaca Strauss for largamente utilizada desde o início do século e se tornou mais popular no Brasil apenas depois da Segunda Guerra Mundial.1
O equipamento para a colocação da estaca Strauss é conhecido como bate-estaca Strauss e consiste basicamente de um guincho, um tripé com uma roldana fixada no topo, tubos guia, pilão e sonda.
O guincho através de um cabo de aço, movimenta verticalmente o martelo ou sonda, que através de impactos verticais, escava ou compacta o solo, criando um "poço" de 20, 25 ou 30cm de diâmetro, via de regra (podendo ter alterações conforme dimensionamento da fundação), que é preenchido de concreto, gerando uma estaca Strauss. Fonte Wikipédia

Foto do cilindro oco e da máquina:




No começo eu não entendi porque o troço é tão caro, mas agora entendo, é porque realmente é muito trabalhoso, vcs viram a quantidade de barro, fiquei com dó da esposa desses cidadãos.

Marcação do terreno:




Gente, não se repararam no vídeo, mas meu vizinho finalmente cortou as mamonas, ual deu uma sensação de limpeza, que alívio, estou muito feliz porque as coisas começaram a andar, estava entrando em desespero até o diácono eu levei no meu lote pra benzer viu, tenho que agradecer e muito e continuar a pedir a Deus que ilumine todo o andamento do meu sonho...

Beijos queridas (os)!


11 comentários:

  1. Nossa Eliane, as estacas na minha obra foram tão rápidas. Cada perfuração era de 9 metros, e foram várias. Foram feitas em um dia e meio, e no outro dia toda a concretagem.
    Acredite, depois vai ser tudo mais rápido. Fiquei uns 4 dias sem ir na obra e qdo cheguei lá, as paredes do primeiro pavimento já estavam com dois metros.
    Boa sorte para nós!!
    Bjs
    Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina, depois do seu comentário, fiz um adendo na minha postagem. Acredito, pela sua descrição que a sua fundação é do tipo rotativa, enquanto que no meu caso é do tipo strauss, é bem mais demorada mesmo.

      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Elaine nossa que difícil esse inicio com chuva realmente fica tudo mais trabalhoso, as minhas perfurações foram relativamente rápida, tenha paciência vai dar tudo certo.
    Abraços
    http://casanoondas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana!!

      Agora está rendendo, mas trabalharam de sexta até hoje (domingo) tocando direto, acredito que amanhã, no mais tardar terça já terminem...

      Beijos!!

      Excluir
  3. Oi, Eliane! Que bom que começou! Agora vai deslanchar sua obra!

    Bjo
    http:// casajeronimo.blogspot.com.br /

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!

      Tomara mesmo viu, estava entrando em surto...kkkkkkkkkk.

      Beijos!

      Excluir
  4. Ânimo que em seguida começa a parte boa!!!

    Bjs!

    http://meuprimeiroapezito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Eliane
    cada fase tem seu stress amiga...
    Mas devemos manter foco e TENTAR ficar zen
    Estou entrando nos acabamentos e estou com pepinos...
    mas Deus há de nos ajudar! Chegaremos lá, não vamos desistir!
    Bjs e conte conosco

    ResponderExcluir
  6. Olá Eliane, estou na mesma etapa que você, mas a minha construção começou agora dia 09/06/15 então vou ficar acompanhado seu blog também está me ajudando muito. Também estava desesperada com tanta demora em começar a obra, mas, agora creio que vai deslanchar.
    Depois me faça uma visitinha vou adorar!
    Bjs!
    http://tedescoegomes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Eliane! Que bom que agora a construção começou ( e que os vizinhos cortaram a mamona kkk).. Fique tranquila.. vai dar tudo certo. Obrigada pela explicação do bate estaca e da rotativa.. eu não fazia ideia. Aqui a gente fez baldrame simples.. devido ao terreno ser bem firme.
    Posta mais novidades heim!
    Beijos
    Gi

    Diário de construção da Gica - http://gicabilika.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Eliane! Tudo bem?

    Muita paciencia ... isso é só o começo ;) Mas o bom de tudo é quando começar deslanchar ... fica tranquila que jájá você está contando "estoria" dessa epoca!

    Abraços,
    Débora
    tempodeconstruir2014.blogspot.com.br

    ResponderExcluir