Marinheiros de primeira construção

sábado, 6 de junho de 2015

Devagar é que se anda: marcação e bate-estaca


Bom dia pessoas!

Desculpem a longa ausência, mas é que as coisas estavam meio lentas, aliás, muitooooooooooooo lentas, além de ter acontecido algumas coisas na vida pessoal que me deixaram meio chateada, mas já passou.

Bom, o fato é que faz um mês que meu pedreiro veio para o meu lote com os ferros, cavaletes, madeiras e montou a casinha (vide post de 07/05/15), porém até agora foi feita a marcação e hoje exatamente hoje estamos ainda no dito bate-estaca que é um negócio muito trabalhoso, bem primitivo mesmo.

Quando se falava em bate-estaca eu imaginava algo moderno, sei lá porquê, mas de modernidade não tem nada...rsrs

A demora se deu por vários fatores, primeiro, deu problema num muro faraônico que  meu pedreiro fez num imóvel dele (desbarrancou) e ele ficou mais de uma semana lá pra arrumar, depois choveu quase que uma semana toda, mais precisamente até quinta-feira. Na sexta dia 29/05/15, mesma semana da chuvarada veio o pessoal da cidade vizinha pra fazer o bate-estaca, porém no sábado que nem previsão de chuva tinha, amanheceu com um chuvisco e o sol não veio, aí no domingo os peão foram embora e deixaram a máquina no meu lote, na segunda 01/06, o sol não deu as caras, aí na terça e quarta o solzão apareceu, mas os funcionários não vieram, só vieram na sexta (04/06) e vão tocar direto, vão trabalhar esse domingo pra aproveitar o sol e terminar, porque esse tempo não se sabe.

Enfim, pra vcs terem uma ideia de como é o dito cujo, ao menos em parte.




Como vcs puderam ver no vídeo 1 - aquele cilindro maciço faz o buraco até achar o solo firme; 2 - depois é inserido no buraco um cilindro oco e dentro dele é colocado um outro cilindro oco só que com um buraco no meio e mais fino (tipo o buraco de uma agulha); 3- Após, esse segundo cilindro oco ajuda a socar dentro do buraco o cilindro maior, também oco; 4 - Aí começa a parte mais demorada, esse cilindro com buraco no meio é socado várias vezes pois ele é que retira todo o barro de dentro do buraco, e tem muito barro; 5 - Retirado o barro começa a colocar concreto dentro e o cilindro entra em cena novamente, ele soca o concreto pra dentro ao mesmo tempo que vai retirando o cilindro oco pra fora (é como uma camisa). Sei que no meu terreno tem em torno de 47 buracos, os quais estão ficando entre 4,5 a 8 metros, conforme o bate-estaca acha o chão firme, cada buraco em média demora cerca de 45 minutos a 1 hora, por isso num dia conseguem fazer de 10 a 12 buracos, é um método muito primitivo mesmo.

Aqui tenho que fazer um adendo, não confundam com a rotativa que é uma máquina que faz os buracos em solo firme que não é o caso do meu terreno (esclareço porque não deixei claro e vi que gerou dúvida nas leitoras, rsrs). A rotativa é bem rápida e também não é necessário concretar no mesmo dia.

No meu caso, se eu fosse tentar fazer a fundação com a rotativa, iria brotar água do meu terreno, não há como fazer com a rotativa, inclusive, apesar de bem primitivo, o bate-estaca custa quase o quádruplo da rotativa.

Para que não haja dúvida achei esse quadro comparativo para que entendam melhor: A broca ali descrita (solo firme) é a rotativa, já a do meu lote é a tipo strauss (pesquisei no google pra descobrir certinho) que é a indicada para solos pouco firmes que é o meu caso. Vejam abaixo:



Em engenharia estrutural, a estaca Strauss é um tipo de fundação que se caracteriza por ser moldada no local após perfuração do solo. Estas estacas foram desenvolvidas com o objetivo de substituir as estacas pré-moldadas que produzem forte vibração e ruído ao serem cravadas no solo.1 Na Europa e Estados Unidos, a estaca Strauss for largamente utilizada desde o início do século e se tornou mais popular no Brasil apenas depois da Segunda Guerra Mundial.1
O equipamento para a colocação da estaca Strauss é conhecido como bate-estaca Strauss e consiste basicamente de um guincho, um tripé com uma roldana fixada no topo, tubos guia, pilão e sonda.
O guincho através de um cabo de aço, movimenta verticalmente o martelo ou sonda, que através de impactos verticais, escava ou compacta o solo, criando um "poço" de 20, 25 ou 30cm de diâmetro, via de regra (podendo ter alterações conforme dimensionamento da fundação), que é preenchido de concreto, gerando uma estaca Strauss. Fonte Wikipédia

Foto do cilindro oco e da máquina:




No começo eu não entendi porque o troço é tão caro, mas agora entendo, é porque realmente é muito trabalhoso, vcs viram a quantidade de barro, fiquei com dó da esposa desses cidadãos.

Marcação do terreno:




Gente, não se repararam no vídeo, mas meu vizinho finalmente cortou as mamonas, ual deu uma sensação de limpeza, que alívio, estou muito feliz porque as coisas começaram a andar, estava entrando em desespero até o diácono eu levei no meu lote pra benzer viu, tenho que agradecer e muito e continuar a pedir a Deus que ilumine todo o andamento do meu sonho...

Beijos queridas (os)!